domingo, 17 de janeiro de 2021

Rogue One, uma historia Star Wars

Rogue One, Uma História Guerra nas Estrelas (Rogue One, Star Wars Story (2016).

Sem Spoilers (mesmo por que os trailers, hoje em dia costumam entregar os melhores momentos, piadas dos filmes, mesmo :) ).

No youtube:
https://youtu.be/wKxnvtb3rXU



Guerra, nunca o termo Guerra, de Guerra nas Estrelas , foi tão adequado, quanto em Rogue One.
Rogue One consegue se encaixar muito bem não universo iniciado com trilogia clássica, mostrando o ocorrido para se conseguir os planos para destruir a Estrela da Morte. E o custo que isso teve.
Inclusive justificando como algo tão poderoso pode ser destruído tão “facilmente”, tinha um ponto fraco tão frágil.
E o melhor, Rogue One conta uma história nova, dentro do universo star wars, ao invés de simplesmente refilmar, reaproveitar os episódios anteriores, como ocorreu em Episodio 7, o Despertar da Força, que simplesmente requentou "Uma Nova Esperança" com pitadas de "Império contra-ataca".
Uma coisa é você respeitar o universo no qual se está inserido, outra é copiar o que já foi feito e por um verniz técnico atual, com algumas pitadas de novidades.

Rogue One em termos de historia foi tudo que esperávamos de Despertar da Força.
Referenciou, homenageou os episódios anteriores, nos proporcionando um  sorriso nos lábios, mas trouxe uma historia toda sua, não se prestou a simplesmente reaproveitar todas as ideias anteriores.
Até gosto de Despertar da Força, mas ele é um deslavado plágio da obra criada por George Lucas, que por mais que hoje seja execrado, principalmente pelos 3 episódios da prequel, ao menos criou histórias novas pra todos eles.

Algo que, também, chama atenção nesse episodio, é a capacidade técnica atual, pra se criar um universo, uma fantasia, no cinema atual, hollywoodiano principalmente. Qualquer coisa parece tão real, tão factível… Embora a recriação de seres humanos, de atores reais se demonstre não tão convincente, ainda.

Algo que me desagradou, e que também ocorreu em Despertar da Força, é a velocidade com que os eventos ocorrem, e principalmente o apego, confiança dos personagens por outros que eles mal acabaram de conhecer. Confiando neles suas vidas e até se sacrificando pelos mesmos. E passando inclusive a seguir a liderança de alguém do qual não possuem nenhuma referência, não conhecem o passado, não conviveram, não conhecem as competências e falhas…
Enfim, te conheço ontem e hoje já te venero e até morreria por você.

Rogue One traz todas marcas registradas de Star Wars, Robôs como alivio cômico, protagonista relutante a principio de aderir a rebelião, com perdas familiares fortes, muita guerra espacial, e bastante mais em solo, a presença da força mesmo com a ausência de Jedis, e a mais clássica  marca registrada de Star Wars: Sabres de Luz :)

Enfim, como todo Star Wars, inclusive os originais, Rogue One encanta e fascina com seu universo riquíssimo, mas também não está isento de falhas. Por que sejamos realistas, há algumas coisas bem infantis, diria até infantiloides, em todos os episódios, principalmente na trilogia original. Mas são falhas que não comprometem o prazer de mergulhar mais uma vez nessa guerra estelar, e ao que parece tao interminável quanto o próprio universo. Tenho medo que a Disney acabe banalizando a saga, lançando tantos episódios, que a mesma se torne só mais um filminho de navezinhas espaciais e robozinhos engraçadinhos...

Mas Enfim, se você é fã, não perca seu tempo, beba sua caneca de leite azul da tia Beru, evoque a força, e parta pra mais essa guerra.
E que a força esteja com você.

:)

Link pra minha postagem sobre "Episodio 7 - O Despertar da Força":

http://womni.blogspot.com.br/2015/12/star-wars-7-o-despertar-da-forca-analise.html

Fonte:
http://www.imdb.com/title/tt3748528/?ref_=nv_sr_2

Elenco:

Felicity Jones: Jyn Erso
Diego Luna: Cassian Andor
Alan Tudyk: K-2SO
Donnie Yen: Chirrut Îmwe
Wen Jiang: Baze Malbus
Ben Mendelsohn: Orson Krennic
Forest Whitaker: Saw Gerrera
Riz Ahmed: Bodhi Rook
Mads Mikkelsen: Galen Erso
Jimmy Smits: Bail Organa

P.S. Atualização (em 10/01/2017):
No Youtube:

 

Se, como mostrado em Rogue One, o motivo para Estrela da Morte ter um ponto fraco tão crítico, e acessível, que levaria à sua total destruição, é isso ter sido planejado pelo seu projetista, que secretamente era contra o Império; o que justifica à Starkiller ( de Despertar da força) possuir, "coincidentemente" um ponto fraco tão parecido (o oscilador térmico)??
Visto que foi projetada por outro(s)? Também eram secretamente agentes duplos?

Eu respondo: é que o Despertar da força é apenas uma copia (anabolizada) das ideias originais de George Lucas para os filmes originais. E provavelmente ele irão simplesmente ignorar essa falha patética e prosseguir, ou (o que pode ser até pior) "criar" alguma explicação mais ridícula ainda. Como dizer que ninguém, do lado do mal (Império e Primeira ordem) sabiam dessa falha da original Estrela da Morte e basearam-se nos projetos originais da mesma na StarKiller mantendo, por ignorar, a falha semelhante.
Enfim.

Sem querer ser arrogante, sugeriria um argumento original para Despertar da força, ao invés de plagiar. Que tal se:

Luke Skywalker começasse a pender para o lado negro sem perceber, na sua intenção de tornar a galáxia um lugar seguro??
E sem perceber claramente começasse ele próprio a se tornar um imperador?
E acabaria sendo combatido exatamente por aquilo pelo qual ele mesmo foi contra: a imposição de uma ditadura cruel??
Mas como herói, pessoa do bem, que no seu âmago é, acabaria, com a ajuda dos familiares e amigos, percebendo sua falha e se livrando de influencias do mal que o mal aconselhava.

Modestamente, acho muito melhor do que plagiar os originais (com algumas pitadas de originalidade, até boas, mas que não mudam o plagio que é o plot, o argumento geral de Despertar da força).


***********************************
Postagem originalmente publicada em:
20/12/2016 00:41

***********************************

Comprem meus livros na Amazon:

Era uma vez um baratinho... (eBook Kindle):
Preço: R$1,99

A Ideia de Deus (eBook Kindle):
Preço: R$1,99













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicionar TV LG ao controle remoto inteligente da Broadlink para comando de voz

 Adicionando TV LG ao controle remoto inteligente universal da Broadlink para comando de voz. Veja no vídeo: Como adicionar uma TV LG ao co...